terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como tirar uma boa foto e encontrar o seu estilo

Há alguns dias eu estava conversando com dois amigos meus sobre fotografia. Eles fotografam a menos tempo que eu e me pediram dicas sobre o assunto. Pois bem, imaginando que os leitores do blog estivessem interessados no mesmo, resolvi fazer esse post. Gostaria de lembrar que nunca fiz aula de fotografia, portanto não posso dar uma análise profissional sobre o assunto. O que pretendo passar a vocês é como eu descobri o mundo da fotografia. Quero mostrar que cada um pode descobrir isso sozinho sem maiores transtornos e prejuízos financeiros pagando cursos extremamente caros. Minhas fotos não são profissionais,é claro, mas muita gente gosta ( momento egocêntrico da autora), então acredito estar indo pelo caminho certo, e sendo assim não vejo motivo para não ajudar meus futuros colegas de profissão. Não há segredo quando o assunto é fotografia. Todos tem potencial para tirar boas fotos basta abrir a mente e criar um estilo próprio. Quando eu me refiro a abrir a mente, quero dizer, que é necessário olhar o mundo ao seu redor com outros olhos. Tudo ao seu redor é fotogênico, basta que você note o ângulo e a luz que melhor se enquadra na proposta da foto. Coloquei abaixo alguns exemplos  de como algo simples pode dar uma boa foto.Espero que gostem e que seja produtivo a vocês...

                                                            Eu escrevendo...

                                                                  Minhas coisas...

                                                               Meus tênis...


                                                            Eu lendo...


Vale ressaltar que eu não uso uma câmera profissional. Minha câmera é uma Tron F500, é verdade que é uma ótima câmera digital, em que é muito simples alterar o foco e a luz das fotos. Mas é apenas uma câmera digital. Ou seja, se você não tem e por enquanto não pode comprar uma câmera profissional, não há nenhum motivo para desistir da fotografia. Todos os fotógrafos tiraram suas primeiras fotos com uma câmera comum. Como diria minha ídola, Melina de Souza, "não é a câmera que faz o fotógrafo, mas o fotógrafo que faz a câmera".
Mas falando das fotos acima, deu pra notar que meu estilo é com cores mais leves, mas que não é por isso que todas as fotos saíram iguais. As três primeiras são muito editadas e com uma proposta mais "fofinha" já a quarta  não tem edição e é mais séria ( particularmente gostei mais das duas últimas ), mas enfim, cabe a cada um ir atrás de seu estilo. Tente vários diferentes mas nunca tente imitar outro fotógrafo. Eu mesma muitas vezes me pego fazendo isso e o resultado final não é tão bom quanto quando uso minha própria razão e sentimento(nossa, falei bonito agora). Seja original e tente mostrar o que você está sentindo nas fotos. Vai demorar um certo tempo para você "se achar" nesse mundo de várias opções que é o da fotografia, mas tem que ter calma. Ouse, experimente, procure dicas e inspirações e principalmente pratique! É essencial que você descubra seu estilo. Um fotógrafo sem estilo não é nada. A edição é uma parte muito importante na formação desse estilo próprio, mas isso é assunto para um próximo post...Beijos e até a próxima o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário